Telmário Mota destaca os resultados de 12 anos de existência do Bolsa Família

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/10/2015, 16h29

O senador Telmário Mota (PDT-RR) comemorou os 12 anos do Bolsa Família, ressaltando que o programa é "a maior marca da política social da história do país e exemplo de combate à pobreza".

Ao longo desse tempo, disse o senador em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (27), 48 milhões de pessoas foram beneficiadas e 36 milhões delas deixaram a condição de pobreza extrema por causa do pagamento do benefício.

Telmário Mota acrescentou que o Bolsa Família vai além do combate à fome e repercute também nas áreas de educação e saúde, uma vez que os filhos de famílias beneficiárias devem ter frequência mínima de 85% nas aulas. O índice, observou, torna o aproveitamento escolar deles melhor do que o de crianças de famílias que não recebem a bolsa.

Na saúde, o benefício proporcionou melhoria na alimentação, o que permitiu a redução da mortalidade infantil em 75% e da deficiência nutricional pela metade, completou Telmário Mota.

— Hoje, todas as crianças de famílias beneficiárias do Bolsa Família recebem vacinas e são acompanhadas em seu desenvolvimento físico e crescimento. É uma geração mais forte e saudável que está sendo preparada e isso, sem dúvida nenhuma, fará uma grande diferença para o futuro de nosso país — afirmou.

Energia

Em seu discurso, Telmário Mota também lamentou que a Companhia Elétrica de Roraima seja a única de todas as concessionárias de energia do país que não terá o aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a renovação do contrato de concessão.

Segundo o senador, 40 empresas tiveram o seu contrato de concessão renovado e isso mostra o descaso na gestão da companhia, entregue para administração da Eletrobras há dois anos.

Ele criticou ainda os que, em vez de lutar pela reconstrução da Petrobras, querem entregar o patrimônio da empresa para o capital estrangeiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)