CRE sabatina indicados às embaixadas do Brasil na Indonésia, Sri Lanka e Benim

Da Redação | 21/10/2015, 09h10

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sabatina, na quinta-feira (22), três diplomatas indicados para o cargo de embaixador na Indonésia, no Sri Lanka, cumulativamente com as Maldivas, e no Benim, cumulativamente com Níger. Os relatórios sobre as indicações já foram lidos na comissão.

O primeiro a ser sabatinado é o diplomata Rubem Antonio Correa Barbosa, indicado para assumir a Embaixada do Brasil na Indonésia. Graduado em Ciências Jurídicas pela Faculdade Cândido Mendes (RJ), ingressou na carreira diplomática em 1974. Desde então, passou por cargos de destaque nas embaixadas brasileiras em Portugal, Colômbia e Austrália.

A tramitação da indicação de Barbosa foi paralisada no Senado após a polêmica envolvendo Brasil e Indonésia, quando a presidente Dilma Rousseff recusou-se a receber as credenciais do embaixador da Indonésia no Brasil no início do ano, Toto Riyanto. O estremecimento das relações ocorreu após a execução dos brasileiros Marco Archer Cardoso Moreira, fuzilado em janeiro, e Rodrigo Gularte, em abril, condenados por tráfico de drogas, crime cuja condenação leva à pena capital naquele país.

Sri Lanka

Em seguida será sabatinada a diplomata Elizabeth-Sophie Mazzella Di Bosco Balsa, indicada para a Embaixada do Brasil no Sri Lanka, cumulativamente com a representação brasileira nas Maldivas. Formada em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Sociais da Universidade de Genebra, Suíça, em 1978, ingressou na carreira diplomática quatro anos depois. Ela desempenhou diversas funções, como conselheira na Embaixada em Moscou, chefe da divisão de Europa II e, desde 2011, ministra-conselheira na Embaixada em Haia.

Brasil e Sri Lanka estabeleceram relações diplomáticas em 1960. O Brasil tem colaborado, por meio de doações, com as vítimas do conflito civil que assolou o país. Em 2012, o presidente Mahinda Rajapaksa veio ao Brasil por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O presidente das Maldivas, Abdulla Yameen, também veio ao evento. Brasil e Maldivas mantêm relações diplomáticas desde 1988.

Benim e Níger

Será sabatinado ainda Luís Ivaldo Villafane Gomes dos Santos, indicado para a Embaixada do Brasil em Benim e, cumulativamente, de Níger. O diplomata ingressou na carreira em 1988. Ele atuou nas Embaixadas do Brasil em Portugal, Colômbia, Áustria, Suécia, Bélgica e Estados Unidos. Atualmente, trabalha na Embaixada do Brasil em Angola. Villafane também foi assessor internacional da Secretaria Nacional Antidrogas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República entre 2001 e 2005.

Entre Brasil e Benim, há uma forte ligação histórica desde 1830, quando muitos escravos brasileiros alforriados retornaram à região do golfo do Benim, procedentes, principalmente, da Bahia e de Pernambuco. A partir de 2003, no contexto do aprofundamento das relações bilaterais do Brasil com os países do continente africano, foram consideradas possíveis ações conjuntas para o revigoramento das relações bilaterais. Em 2006, foi anunciada a criação da Embaixada do Brasil em Cotonou, capital do país.

As relações diplomáticas do Brasil com Níger foram estabelecidas em 1986. Embora não haja acordo bilateral de cooperação, os dois países têm conduzido diálogo na área de alimentação escolar. O Níger é também um dos países beneficiados pela parceria entre o Brasil e o Programa Mundial de Alimentos (PMA) para apoiar os esforços da agência na concepção, expansão e melhoramento de programas nacionais de alimentação escolar em países em desenvolvimento.

Vice-presidente boliviano

Após as sabatinas, deverá ser analisado requerimento do presidente da comissão senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) pedindo informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre a visita ao Brasil do vice-presidente da Bolívia, Álvaro Garcia Linera. O senador disse que a CRE tomou conhecimento da visita oficial pela imprensa e pede esclarecimentos. Ele que saber “se foram novamente usurpadas por funcionários de outras repartições do Poder Executivo as atribuições do titular das Relações Exteriores e do Embaixador em La Paz na preparação e realização da visita da autoridade boliviana”.

Aloysio questiona se a visita teve caráter oficial ou privado, se foi comunicada oficialmente ao Itamaraty ou à Embaixada em La Paz e, no caso de se tratar de uma ação oficial, se o Itamaraty acompanhou a visita do vice-presidente ao Instituto Lula, participou das reuniões ou elaborou registros sobre os assuntos tratados no encontro.

A reunião da CRE está marcada para 10h, na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)