Senado aprova criação do Grupo Parlamentar Brasil-Georgia

Da Redação | 20/10/2015, 19h48

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (20), o PRS 36/2015, que estabelece a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Geórgia. O projeto segue agora para promulgação.

Ao justificar a proposta, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) ressaltou que a criação do grupo é em reciprocidade à abertura, no Parlamento georgiano, de grupo de amizade com o Brasil no qual constam cerca de 20 membros. Aloysio Nunes se disse interessado pelo país após o relato de visita feita por Cristovam Buarque. A nação tem sua independência sob constante ameaça da Rússia.

- O país tem uma cultura forte, um alfabeto próprio, uma identidade nacional consolidada há séculos e vem lutando para manter sua independência – explicou Aloysio Nunes.   

Em seu relatório, o senador Jorge Viana (PT-AC) destacou que a interação entre legisladores de diferentes nações promove o entendimento entre os povos e facilita soluções comuns para problemas que afetam o conjunto dos países. Segundo ele, a atuação do grupo parlamentar Brasil-Geórgia contribuirá para o estreitamento das relações entre as duas nações, ao possibilitar o conhecimento mútuo e dos respectivos parlamentos e o aprendizado sobre os diferentes problemas com que estes se defrontam bem como as soluções encontradas.

Pelo projeto, a cooperação interparlamentar será feita por meio de visitas recíprocas, troca de publicações e trabalhos legislativos, além da realização de congressos, seminários, simpósios, debates, conferências, estudos e encontros de natureza política, jurídica, social, tecnológica, científica, ambiental, cultural, educacional, econômica e financeira.

O Brasil reconheceu a independência da Geórgia em 1990. A abertura recíproca de embaixadas ocorreu 10 anos depois. Com o grupo parlamentar, a ideia é aumentar a aproximação.  A matéria foi relatada ad hoc pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)