Fátima Bezerra defende maior participação feminina na política

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/10/2015, 19h26

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) defendeu maior participação feminina na política. Ela disse que o Congresso Nacional sediou nesta quarta-feira (14) o encontro Entes Federativos - Pacto pelas Mulheres, que discutiu uma pauta por mais direitos para as mulheres.

O encontro reuniu senadoras, deputadas federais e estaduais, além de vereadoras, com o apoio da Secretaria de Mulheres da União Nacional dos Legisladores e legislativos estaduais. Na pauta, a luta pela aprovação da proposta de emenda à Constituição que reserva um número mínimo de vagas para as mulheres no parlamento.

A PEC 98/2015, já aprovada no Senado e em análise na Câmara, reserva a cada gênero um percentual mínimo de cadeiras nas representações legislativas em todos os níveis federativos. A medida abrange a Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras municipais. Nas próximas eleições após a promulgação da proposta, por exemplo, 10% das cadeiras devem ser ocupadas por mulheres.

- Na verdade há um descompasso muito grande entre a presença das mulheres na sociedade, na vida e a presença das mulheres nos espaços de decisão política tão importantes, como, por exemplo, o espaço do Parlamento - disse a senadora.

Fátima Bezerra também informou que a cidade de Natal (RN) recebe entre os dias 19 e 21 de outubro a sétima edição do Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos do Brasil. O evento terá como tema “Artesãos do Brasil avançando nas conquistas”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senadora Fátima Bezerra