Ferraço critica contratação de advogados pela Petrobras

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/10/2015, 15h40

O senador Ricardo Ferraço PMDB-ES) se mostrou indignado com a informação de que a Petrobras contratou, sem licitação, três escritórios de advocacia no valor de R$ 200 milhões, apesar de, segundo ele, 700 advogados trabalharem na estatal.

Para Ferraço, esse fato reforça a necessidade de aprovação do projeto de sua autoria (PDS 197/2014) que revoga o Decreto nº 2.745/1998, que deu à Petrobras o direito de fazer compras sem a necessidade de licitação.

Em pronunciamento no Plenário (7), o senador disse que o objetivo da medida era flexibilizar aquisição de bens e serviços, mas apenas em casos excepcionais. Só que a empresa passou a adotar a medida como regra. E para piorar, acrescentou, as licitações continuaram a ser dispensadas pela Petrobras mesmo neste momento em que "jorram escândalos" na estatal devido à Operação Lava-Jato.

— É como ensina o poeta baiano: é o avesso do avesso do avesso. Por isso, estamos encaminhando à Mesa requerimento buscando pedido de informação para que o atual presidente da Petrobras possa informar ao Senado por que contratou escritórios de advocacia por R$ 200 milhões, quais os critérios, para que objetivos e com base em que fundamentos — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Ricardo Ferraço