Dilma Rousseff teria muito a aprender com Margaret Thatcher, diz Flexa Ribeiro
Da Redação e Da Rádio Senado | 23/09/2015, 17h37
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) mencionou nesta quarta-feira (23) discurso feito pela ex-ministra britânica Margaret Thatcher (1925-2013) no anos 80. Para o senador, o discurso se adapta muito bem à situação brasileira e é uma lição de como o governo deve usar o dinheiro dos cidadãos.
No discurso, de 1983, Thatcher diz que o Estado só pode aumentar seus gastos se tomar emprestado o dinheiro da poupança do cidadão ou se aumentar os impostos. Ela também afirma que jamais uma nação prosperou tributando seus cidadãos além da sua capacidade de pagar e alerta que cada centavo do dinheiro arrecadado tem que ser gasto bem e sabiamente.
Para Flexa Ribeiro, a fala de Margaret Thatcher é uma verdadeira lição para o governo Dilma Rousseff, que faz exatamente o contrário do que a então primeira-ministra britânica ensinava. Quer aumentar impostos, recriando a CPMF, e elevando o Imposto de Renda sobre ganhos de capital, por exemplo. Além disso, quer cortar gastos suspendendo o reajuste dos servidores e os concursos públicos, entre outras medidas. Tudo isso só prejudica a população, advertiu o senador paraense.
— Se formos abrir o 'pacote de maldades', vamos ver que ele começa com a CPMF, exatamente o contrário do que dizia Margaret Thatcher. Ou seja, como não quer diminuir o tamanho do Estado, que é o que teria que fazer, ele quer arrecadar mais. E a população brasileira já passou do limite, já passou do limite. Então, não há como criar novos impostos. O que tem que ser feito é este governo que está aí diminuir os gastos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: