Lídice da Mata agradece aprovação na CI de projeto que incentiva produção de energias alternativas

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/08/2015, 17h29

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) agradeceu a aprovação na Comissão de Infraestrutura do projeto de sua autoria que prevê subsídios econômicos para financiamento de sistemas de geração de energia fotovoltaica e eólica de pequeno porte.

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 475/2013, isenta de IOF e de IPI o financiamento e a importação de equipamentos para geração de energia a partir do sol e dos ventos. A senadora explicou que o objetivo da medida é estimular a população e os pequenos produtores a adotarem este tipo de energia, com custo mais baixo.

Lídice explicou que, na Alemanha, país com bem menos incidência solar do que o Brasil, mais de 8,5 milhões de pessoas já adotam esse tipo de energia em suas casas. Aqui, no entanto, os sistemas de captação ainda são muito caros.

A senadora ressaltou que o uso de energia eólica e solar tem crescido no Brasil, graças aos parques instalados no Nordeste. Seu estado, a Bahia, já se tornou o segundo maior produtor de energia eólica, atrás somente do Rio Grande do Norte.

Para Lídice, investir nesses tipos de energia, mais baratas e sustentáveis, contribuirá para reduzir a crise ao incentivar o desenvolvimento regional.

– Assim, os resultados esperados a partir do nosso projeto, já aprovado na Comissão de Infraestrurura, não se resumem aos efeitos voltados à área energética e ambiental: também potencializam importantes oportunidades para dinamizar o desenvolvimento regional, por força da demanda que certamente irá proporcionar em termos de produtos e serviços de alto valor agregado em cada uma das regiões - frisou a senadora.

Lídice da Mata pediu ainda o apoio dos colegas para aprovação da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos, para onde será encaminhada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senadora Lídice da Mata