Regina Sousa registra aniversário das cidades piauienses de Teresina e Parnaíba

Da Redação | 14/08/2015, 10h54

Em discurso no Plenário, nesta sexta-feira (14), a senadora Regina Sousa (PT-PI) prestou homenagem a dois municípios de seu estado que fazem aniversário: Parnaíba, que há exatos 171 anos foi elevada à categoria de cidade, e Teresina, que completa 163 anos no domingo (16). As duas cidades fazem parte da vida da senadora, que nasceu em União, estudou ensino fundamental e médio em Parnaíba e fez faculdade em Teresina, onde vive até hoje.

— Que continuem crescendo, merecendo atenção do governo e que tenham prefeitos capazes de conduzir seu desenvolvimento — desejou.

Parnaíba, explicou a senadora, é a segunda maior cidade do estado, com 150 mil habitantes e se destaca por seu potencial turístico. Um dos quatro municípios litorâneos piauienses, acolhe o Delta do Rio Parnaíba, o maior das Américas, e integra a Rota das Emoções: roteiro turístico que abrange a região, Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA).  A cidade, governada pelo prefeito Florentino Neto, também teve papel preponderante na luta pela independência e integração do Brasil.

Já Teresina, disse ela, é uma das cidades planejadas do país, foi criada para se tornar capital do estado. Construída às margens do Rio Poti, é a maior do Piauí, com cerca de 830 mil habitantes. Seu nome remete à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado com o imperador Dom Pedro II a ideia de mudança da capital, antigamente localizada em Oeiras. A cidade tem crescido muito e velozmente, e é famosa pelo encontro das águas dos rios Poti e Parnaíba, que não se misturam, e pelo artesanato de barro e madeira, destacou a senadora.

Regina também comunicou que será homenageada, numa cerimônia no domingo, com a Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva, destinada às personalidades que se destacam por realizar trabalho em prol do desenvolvimento de Teresina.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)