Rose de Freitas elogia retirada de urgência no projeto sobre o pré-sal

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/07/2015, 19h47

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) elogiou a decisão do Plenário do Senado de retirar a urgência sobre o PLS 131/2015, que revoga a participação obrigatória da Petrobras no modelo de partilha de produção de petróleo da camada pré-sal. O projeto será debatido em comissão especial durante 45 dias. Para Rose, os senadores demonstraram “bom senso”.

— As divergências entre os parlamentares deixam clara a necessidade de discutirmos por mais tempo. Nós estamos tratando da maior empresa estatal brasileira, que vive uma crise mas detém um verdadeiro patrimônio de tecnologia de exploração. Portanto, não pode uma lei vir ao Plenário e nós votarmos em caráter de urgência sem nenhuma discussão, sem nenhum aprofundamento.

A senadora julga que a legislação atual, que mantém a Petrobras como responsável pela execução das atividades de exploração, tem importância estratégica para o país. Ela garante que vê com bons olhos os investimentos privados na extração de petróleo, mas que sua dimensão precisa ser bem avaliada.

Sobre a comissão especial, Rose disse acreditar que ela dará mais garantias ao debate e mais profundidade à análise, e que ajudará a embasar com mais segurança a decisão final do Senado, qualquer que seja.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)