Senado homenageia Grito da Terra

Da Redação | 22/05/2015, 18h52

Os 20 anos do Grito da Terra foram lembrados em  sessão especial realizada nesta sexta-feira (22) pelo Senado. O mobilização, realizada desde 1995, está na sua 21ª edição. O tema da edição de 2015 é  "Desenvolvimento rural sustentável com garantia de direitos e soberania alimentar".

Promovido pela Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em parceria com outras entidades, o Grito da Terra teve início na segunda-feira (18). O movimento reúne milhares de pessoas de todo o país, como líderes rurais,  agricultores familiares, assalariados rurais, entre outros.

A sessão foi requerida pelo senador Donizeti Nogueira (PT-TO), que, durante o pronunciamento, lembrou o início da sua atuação nos movimentos sociais ligados à terra. O senador disse estar à altura do desafio que enfrenta no Senado ressaltando que o objetivo do seu partido, o PT, é emancipar o povo brasileiro.

— Para isso, ele precisa governar, porque nós vamos emancipar o povo brasileiro a cada dia na medida em que reduzirmos as desigualdades sociais. Sem isso, não haverá emancipação. E o povo emancipado certamente saberá planejar melhor o seu futuro — afirmou o senador.

O poeta e militante político Hamilton Pereira da Silva, também conhecido como Pedro Tierra, comemorou o fato de uma sessão do Senado homenagear uma mobilização popular. Para ele, o Brasil tem uma dívida com os trabalhadores rurais, herdeiros sociais dos escravos. Hamilton lembrou que os trabalhadores do campo, há 20 anos, levantam a voz para que a sociedade e o governo os ouçam.

— Digo a vocês que mesmo os governos populares precisam que se grite para que o governo ouça. Portanto, não parem de gritar, não parem de realizar o Grito da Terra Brasil, que tantos benefícios tem trazido não apenas para as classes trabalhadoras do campo, mas para o conjunto do país, para a sociedade brasileira — disse ele.

O militante disse acreditar que as classes trabalhadoras, que carregam os germes da transformação social, não podem permitir a si mesmas o esquecimento do passado. Na opinião do poeta, quem hoje vai às ruas pedindo a volta dos militares ao poder, por exemplo, não sabe o custo que os anos de ditadura tiveram, especialmente para os trabalhadores.

Pauta

O presidente da Contag, Alberto Hercílio Broch, destacou a pauta do movimento, que, neste ano, traz mais de 170 itens. As reivindicações apresentadas à presidente Dilma Rousseff incluem a ampliação do investimento em políticas públicas estruturantes para superar a pobreza e as desigualdades sociais e ampliar e universalizar os direitos e oportunidades no meio rural.

— Eu digo, sem medo, que em mais de 80% das políticas públicas existentes no campo, conquistadas a duras penas nesses últimos 20 anos, está, de qualquer forma, a presença do Grito da Terra — comemorou.

Representando o ministro  Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário, Rafael Oliveira reafirmou o compromisso do governo  federal com a pauta do movimento. Ele disse considerar a atuação da Contag e o Grito da Terra fundamentais para o avanço das políticas no campo.

Permanência no campo

O senador Hélio José (PSD-DF) saudou os participantes do movimento e classificou como ultrapassada a ideia de que o futuro e o desenvolvimento estão exclusivamente nas cidades. Ele ressaltou a necessidade de apoio para que o homem do campo permaneça no campo. Essa necessidade também foi lembrada pela secretária-geral da Contag, Dorenice Flor da Cruz.

— Muitas vezes, o trabalhadores jovens, homens e mulheres, querem continuar no campo, mas não têm condição. Acabam não tendo outra opção e saem do campo. Precisamos mudar essa realidade. Queremos ter políticas dignas para que possamos continuar no campo — disse Dorenice.

O vice-presidente da Contag, Willian Clementino Matias, lembrou a necessidade de fortalecer a educação de qualidade no campo para que os jovens não tenham que sair para estudar.

Também participaram da homenagem o deputado Zé Carlos (PT-MA) e o coordenador do Movimento de Pequenos Agricultores, Anderson Amaro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)