Jose Medeiros defende urgência na melhoria da aviação regional

Da Redação | 08/05/2015, 12h16

Ao destacar o protagonismo de Mato Grosso na geração de riquezas, o senador José Medeiros (PPS-MT) apontou dificuldades no transporte aéreo regional como um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento do interior do país.

O parlamentar analisou o andamento do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (Pdar), considerando urgente a construção dos 270 aeroportos regionais previstos e o aumento do número de rotas operadas pelas empresas aéreas nas médias e pequenas cidades.

— Para dar efetividade ao Pdar, é indispensável levar a cabo, com a máxima brevidade possível, a construção dos aeroportos elencados. A instalação desses equipamentos é uma questão estratégica — disse.

Ele defendeu ainda a redução do custo do combustível utilizado nas aeronaves. José Medeiros informou que está elaborando projeto para estabelecer alíquota reduzida única para o ICMS incidente sobre o querosene comercializado em aeroportos regionais.

— O projeto pretende que o Senado ponha fim à desorganização fiscal nessa área e ajude na consolidação da aviação regional brasileira. Baixar os custos do combustível nesses aeroportos seria uma gigantesca contribuição do Legislativo para um programa que pode mudar o perfil socioeconômico de inúmeras comunidades e estreitar os vínculos entre as diversas regiões do Brasil — frisou.

Dia das mães

Em seu discurso no Plenário nesta sexta-feira (8), José Medeiros prestou homenagem às mães brasileiras, dizendo ser a celebração do Dia das Mães, no domingo (10), um momento para reforçar a ligação divina que existe entre mães e filhos.

— Aproveito para homenagear cada mãe deste país e homenagear as minhas três mães, Matilde, Eunice e Ivanilse — completou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)