Comissão de Relações Exteriores debate situação dos direitos humanos na Venezuela
Da Redação | 04/05/2015, 10h41
Está marcada para quinta-feira (7), a partir das 10h, a audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) com as cidadãs venezuelanas Lilian Tintori e Mitzy Capriles.
O requerimento para a audiência é de autoria do presidente da comissão, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que considera imprescindível discutir a situação política na Venezuela. No entender do senador, a crise naquele país culminou com violações de direitos humanos e a prisão política de oposicionistas ao governo do presidente Nicolás Maduro.
Lilian Tintori é esposa de Leopoldo Lopez, ex-prefeito da cidade de Chacao, preso desde fevereiro do ano passado. Ele foi detido sob a acusação de incitar a violência em protestos contra Maduro. Já Capriles é casada com o ex-prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, preso em janeiro em pleno exercício do mandato pelo serviço de inteligência daquele país sob acusação de articulação de um golpe de Estado.
Aloysio relata que conheceu pessoalmente Tintori e Capriles em Lima, no Peru, durante o seminário internacional "América Latina: desafios e oportunidades". Na ocasião, foram denunciadas violações aos direitos humanos cometidas por Maduro no exercício do poder.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: