Donizeti Nogueira registra realização de festival que irá discutir problemas dos jovens do campo

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/04/2015, 16h44

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) saudou os 5 mil jovens que estão participando, em Brasília, do 3º Festival Nacional da Juventude Rural, que tem como lema “Juventude na luta por terras, políticas públicas e sucessão rural na América Latina”. O evento é organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura e conta com participantes de dez outros países latino-americanos.

De acordo com o senador, os jovens vão discutir as dificuldades que enfrentam no campo, como a falta de serviços públicos, educação e formação profissional, problemas que desestimulam a permanência deles no meio rural e os forçam a se mudar para as cidades.

Donizeti lembrou que menos de 8 milhões dos 51 milhões de jovens brasileiros vivem hoje no meio rural, número que deve cair nos próximos anos já que as oportunidades para melhorar de vida, com acesso a serviços públicos, boa formação e melhores empregos, por exemplo, estão concentradas nos centros urbanos.

— Os jovens não podem ser obrigados a deixar o campo por falta de perspectiva. É nosso papel, como agentes de estado,  criar condições para que os jovens e suas famílias não tenham que se deslocar às cidades por falta de melhores perspectivas de vida. As políticas públicas para o jovem do campo precisam ser mais eficazes em garantir condições de renda e vida do que têm sido até o momento — afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)