Trabalho social da Ordem DeMolay é destacado em sessão no Plenário

Da Redação | 23/03/2015, 13h04

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e os participantes da homenagem à Ordem DeMolay, realizada nesta segunda-feira (23) no Plenário, destacaram a importância das atividades sociais desempenhadas pela instituição. As campanhas para doação de sangue e medula, as ações em prol de pessoas carentes, órfãos e idosos e o apoio a incondicional à educação pública e de qualidade foram citados na sessão especial.

— Num momento em que instituições brasileiras estão em crise e em amadurecimento, esta celebração é oportuna. Por isso, é um dia especial para o Parlamento: dedicar parte do tempo para jovens que lutam por uma sociedade melhor, mesmo contra todas as adversidades — disse o senador Valdir Raupp.

O grande mestre nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, Rodrigo Cesar Cardoso, lembrou que o jovem DeMolay é diferenciado, pois dele é cobrado, desde os 12 anos, caráter e retidão. Ele aproveitou para fazer uma apelo aos senadores para que combatam a corrupção no Brasil.

— Peço a cada senador que lute por um país com menos corrupção e com muito mais educação. Que cobre atitudes. Venho aqui para pedir isso, pois acreditamos na democracia e na nossa querida pátria — afirmou.

Já o grão-mestre do Grande Oriente do Distrito Federal, Jafé Torres, lembrou que a juventude tem um compromisso perante a nação e não pode se omitir.

— Os DeMolays estavam nas ruas nas manifestações do último dia 15 de março. Temos que participar da condução do país. A maçonaria não pode ser omissa, nem a Ordem. Queremos fazer o diferencial para que netos e bisnetos não digam futuramente que fomos omissos — afirmou.

Virtudes

Fundada nos Estados Unidos, em 1919, pelo maçom Frank Land, a Ordem DeMolay se estabeleceu no Brasil em 1980. A organização é apoiada pela maçonaria e dedicada à formação social e espiritual de jovens de 12 a 21 anos, que seguem as chamadas sete virtudes cardeais: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

A solenidade desta segunda-feira foi requerida pelo senador Valdir Raupp e serviu para celebrar o Dia do DeMolay, comemorado oficialmente em 18 de março, e também para lembrar o francês Jacques DeMolay, patrono da Ordem.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)