Eduardo Suplicy comemora aumento da expectativa de vida dos brasileiros

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/12/2014, 18h02

O senador Eduardo Suplicy  (PTSP) comemorou a revisão da expectativa de vida divulgada na segunda-feira (1º)  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quem nasceu no ano passado, por exemplo, deve viver em média 74,9 anos – quase quatro meses a mais que o previsto em 2012. Desde 1980, o brasileiro ganhou mais de 12 anos de vida.

Suplicy comparou a expectativa de vida no Brasil com a registrada no Japão, país conhecido pela longevidade de seus habitantes, que vivem em média  83,6 anos.  Ele também avaliou como uma grande conquista a queda de 78% na mortalidade infantil nos últimos 34 anos. As mulheres continuam com expectativa de vida maior que a dos homens, que são vítimas mais frequentes da violência.

Na avaliação do senador, melhorias em saneamento e saúde pública, educação das mães, redução da natalidade e programas governamentais como o Bolsa-Família ajudam os brasileiros a viverem mais. Ele, contudo, reconheceu que ainda há o que melhorar nos índices e mostrou preocupação com a taxa de homicídios, considerada uma das mais altas do mundo.

— Esperamos que no próximo mandato da presidenta Dilma Rousseff os condicionantes que afetam a expectativa de vida de todos nós brasileiros sejam ainda significativamente melhorados — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Eduardo Suplicy