Tarso Genro discute renegociação da dívida dos estados com Renan Calheiros
Da Redação | 04/11/2014, 12h08
A renegociação das dívidas dos estados com a União será tema de encontro, às 15h30 desta terça-feira (4), entre o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Antes disso, o governador se reúne com o senador Paulo Paim (PT-RS) e outros parlamentares gaúchos no gabinete da primeira-vice-presidência do Senado.
O projeto que muda os critérios de atualização das dívidas (PLC 99/2013) deve ser votado em Plenário nesta quarta (5). Se aprovado, segundo a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, pode permitir de imediato o abatimento de R$ 3 bilhões do saldo devedor do estado — que passa dos R$ 45 bilhões —, abrindo espaço para novos empréstimos.
De acordo com o gabinete de Paulo Paim, a proposta reduz os juros e muda o índice de correção do passivo, que começou a se formar há 40 anos. Embora o valor a ser abatido no curto prazo seja incerto e pequeno diante do tamanho do montante total, o secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Odir Tonollier, que se encontra em Brasília tratando do assunto, se disse otimista em relação ao futuro. Ele diz que “a história das finanças do Estado será dividida em antes e depois desse projeto”.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: