Ricardo Coutinho derrota Cássio e é reeleito na Paraíba

Da Redação | 26/10/2014, 21h44

Em uma eleição muito disputada, o governador Ricardo Coutinho (PSB) derrotou neste domingo (26) o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Ele obteve 53% dos votos válidos conseguindo, no segundo turno, uma virada em relação ao primeiro, quando Cássio obteve 30 mil votos a mais que o atual governador.

A comparação entre as últimas gestões estaduais foi o principal aspecto da campanha – governador entre 2003 e 2010, Cássio foi sucedido exatamente por Ricardo Coutinho. Acusações mútuas de mau uso do dinheiro público também estiverem presentes no debate eleitoral.

Perfil

Ricardo Coutinho tem 52 anos é casado e natural de João Pessoa. Formado em Farmácia, pela Universidade Federal da Paraíba, especializou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A militância política começou no movimento estudantil universitário e, em seguida, no movimento sindical. Coutinho foi presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, e criou o Sindsaúde-Paraíba (sindicato que reúne os servidores públicos em saúde), em 1990. Na mesma época, fundou o Departamento de Saúde da Central Única dos Trabalhadores na CUT-PB.
Já filiado ao PT, elegeu-se duas vezes vereador, e duas vezes deputado estadual. Deixou a legenda e venceu a disputa pela prefeitura de João Pessoa pelo PSB. Foi reeleito em 2008, com 73% dos votos em primeiro turno.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições Eleições 2014