Beto Richa vence no primeiro turno e segue como governador do Paraná
Da Redação | 05/10/2014, 19h21
Beto Richa (PSDB) vai continuar governando o Paraná. Com 55,67% dos votos válidos - o equivalente a 3,3 milhões -, o candidato superou os senadores Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) no primeiro turno e se reelegeu governador do Estado.
Beto Richa vai para o segundo mandato no Palácio Iguaçu. Integrante de família com tradição na política, é filho de José Richa, que governou o estado entre 1982 e 1986 e foi senador por duas vezes, além de fundador do PSDB. É casado com Fernanda Bernardi Vieira Richa e tem três filhos.
Nascido em Londrina em 29 de julho de 1965, Beto Richa formou-se em Engenharia Civil, mas não exerceu a profissão, preferindo seguir os passos do pai. Entrou na política aos 27 anos, quando disputou sua primeira eleição - concorreu ao cargo de vereador em Curitiba e ficou como primeiro suplente pelo PSDB.
Dois anos depois, conquistou uma vaga como deputado estadual e foi reeleito em 1998. Foi vice-prefeito da capital na chapa com Cássio Taniguchi, nas eleições de 2000, chegando a prefeito de Curitiba na eleição seguinte e reeleito para mais um mandato em 2008. Renunciou ao cargo na prefeitura em 2010 para se candidatar a governador. Foi eleito no primeiro turno.
Em três anos e meio de mandato, o governo de Beto Richa tem a aprovação de quase metade da população do estado, conforme pesquisa Datafolha divulgada no início de agosto – 48% dos entrevistados consideram sua gestão ótima ou boa, 36% avaliam como regular e 12% como ruim.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: