Zona Franca ajuda a preservar floresta amazônica, diz Vanessa Grazziotin

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/09/2014, 16h26

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lembrou nesta quarta-feira (24) que a prorrogação dos benefícios da Zona Franca de Manaus , por mais 50 anos, ajuda a preservar a floresta amazônica.

Ela explicou que as indústrias da Zona Franca estão concentradas no polo industrial de Manaus e isso impede que haja desmatamentos da floresta em outros pontos do estado.

- Se contarmos os nove anos restantes, até 2023, e a ele somarmos os 50 anos de prorrogação, a Zona Franca de Manaus tem quase 60 anos pela frente, o que nos permite não apenas a consolidação de um polo efetivamente produtivo, nos permite e nos dá tranquilidade para que trabalhemos por um modelo próprio de desenvolvimento, um modelo que utilize a riqueza que a natureza nos oferece e que ao mesmo tempo preserve o meio ambiente - afirmou.

Flávio Dino

A senadora também pediu que o Ministério Público e o Ministério da Justiça apurem um crime praticado contra a honra de Flávio Dino, candidato do PCdoB ao governo do Maranhão.

Segundo ela, os opositores de Flávio Dino produziram um vídeo no qual um presidiário o acusa de chefiar uma quadrilha de roubo de carros, venda de armas e tráfico de drogas. A senadora afirmou que o vídeo foi postado na internet a partir de um país vizinho, para fugir do rigor da legislação eleitoral brasileira.

Vanessa Grazziotin acredita que a campanha eleitoral no Maranhão tomou esse rumo por causa da possibilidade de Flávio Dino vencer a disputa já no primeiro turno.

- Parece-me que a Justiça Eleitoral do Maranhão, por iniciativa do Ministério Público Eleitoral, está entrando com muita força para apurar esse caso gravíssimo. e não há quem queira mais celeridade na investigação do que Flávio Dino.

BR 319

A senadora também defendeu a recuperação do trecho central da BR 319, rodovia que liga Porto Velho a Manaus e que, com isso, integra as populações do Amazonas e de Roraima ao restante do país.

Construída na década de 70, a BR 319 era muito trafegada àquela época, inclusive escoando as mercadorias do Pólo Industrial de Manaus. Só que devido à falta de obras de manutenção, a rodovia ficou intrafegável em toda a sua extensão.

Recentemente, os trechos que partem de Manaus e de Porto Velho foram recuperados, mas entraves ambientais impedem que 400 quilômetros da parte central da rodovia sejam recuperados.

E isso faz com que os moradores do Amazonas e de Roraima fiquem reféns dos transportes aéreo e fluvial caso queiram viajar para outras localidades do país, lamentou Vanessa Grazziotin.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)