CDH discute manipulação de informações pelo governo federal

Da Redação | 30/04/2014, 18h45

 

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza, na segunda-feira (5), audiência pública para debater e analisar possível atentado aos direitos humanos decorrente de manipulação de informações que se está convencionando chamar de “contabilidade criativa”.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lembra, no requerimento de solicitação da audiência, que ao longo da ditadura militar, dados da economia como concentração de renda e índices de inflação foram escondidos ou manipulados, enganando a opinião pública. Em sua opinião, essa omissão de verdades e consequente violação dos direitos humanos continua ocorrendo atualmente.

- Estas manipulações ferem diretamente o direito à verdade e ameaçam o futuro do bom funcionamento da economia, o que poderá levar a surpresas negativas e custos a serem pagos pela população no futuro. Sem essas verdades fica impossível considerar as próximas eleições como sendo democráticas – argumentou o senador.

Foram convidados para o debate o diretor-executivo da Caixa Econômica Federal, Paulo Henrique Bezerra; o técnico de planejamento e pesquisa Mansueto Almeida, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a jornalista Dyelle Menezes, da Associação Contas Abertas.

A audiência terá início às 9h na sala 2 da Ala Nilo Coelho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: