'Outubro Rosa' começa no Congresso com prioridade para projetos de combate ao câncer de mama

Da Redação | 01/10/2013, 14h15

Nesta terça-feira (1°), o Congresso Nacional deu início a sua participação no Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, durante solenidade realizada na sala de audiências da Presidência do Senado. Na ocasião, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciou que vai dar prioridade em outubro para a votação dos projetos que tratam do combate ao câncer de mama.

Dentre as propostas que vão ter atenção especial do Senado estão o PLS 406/2011, que prevê o acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento por mulheres portadoras de deficiência e o PLS 352/2011 – aprovado na Câmara dos Deputados, já voltou ao Senado – que determina a inclusão de medicamento de uso oral contra o câncer nas coberturas obrigatórias dos planos de saúde para permitir tratamento em casa. Ambos são de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS).

– Segundo os dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o índice de novos casos de câncer de mama no nosso país passou de 75% em 1975 para quase 89% em 2012. Para 2013, infelizmente, são esperadas 52.680 novas ocorrências, conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer –  lamentou Renan.

Transmissão ao vivo

O slogan da campanha, "Acenda sua consciência”, é uma referência à iluminação especial na cor rosa que o Palácio do Congresso receberá a partir da noite desta terça-feira. A TV Senado vai transmitir ao vivo pelo canal digital para Brasília à cerimônia de iluminação, marcada para 18h30. Os telespectadores que quiserem assistir devem sintonizar o receptor de TV digital no canal 51.02. Para acompanhar pela internet, também ao vivo, é só acessar os canais 2, 4 e 8 da TV Senado.

O evento é uma iniciativa da Procuradoria da Mulher do Senado Federal, em parceria com Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

Exposição

Além da iluminação especial, haverá o lançamento da exposição “Recomeço”, organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar), às 18 horas, no Senado Galeria. A exposição retrata 20 mulheres que tiveram a mama reconstruída após mutilação decorrente do tratamento contra o câncer de mama. São mulheres que resgataram a autoestima, a feminilidade e a confiança.

O Outubro Rosa fomenta as ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama. As comemorações visam despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer.

Confira a programação de eventos no Congresso:

Dia 1º de outubro: Iluminação do Congresso Nacional com apresentação do Coral da Câmara e do grupo feminino de percussão Batalá, que acontecerá após o lançamento da exposição “Recomeço”, organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar), às 18 horas, no Senado Galeria, Anexo 1, Senado.

De 8 a 16 de outubro: Exposição itinerante “Recomeço” passa para o Espaço Mario Covas, Anexo 2, Câmara dos Deputados.

De 7 a 18 de outubro: Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, promovida pelo Departamento Médico da Câmara. Englobará ações educativas e de divulgação e atendimento individualizado a servidoras e deputadas. As consultas com especialistas deverão ser previamente agendadas.

Dia 18 de outubro: Bate-papo “Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama”, no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, com o Martinho Cândido de Albuquerque dos Santos, médico mastologista do Senado, e Valeska Marques de Menezes, médica oncologista da Câmara.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: