Situação de torcedores brasileiros presos na Bolívia será debatida com Patriota

Da Redação | 01/04/2013, 13h15

A situação dos 12 torcedores do Corinthians presos na Bolívia será um dos temas da audiência pública com o ministro Antonio Patriota na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) marcada para a próxima quinta-feira (4). Na semana passada, o presidente do colegiado, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), visitou os brasileiros em Oruro, onde são investigados pela morte do torcedor Kevin Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador num jogo da Copa Libertadores da América, em fevereiro.

A visita do presidente do colegiado aos corintianos repercutiu em diversos veículos de comunicação. Imagens do encontro, gravadas com exclusividade pela Agência Senado, foram exibidas no programa Fantástico, da Rede Globo, que dedicou um bloco da edição deste domingo (31) ao drama vivido pelos torcedores.

Além de questionar o ministro de Relações Exteriores sobre a postura do governo brasileiro no episódio, Ferraço requisitou reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para saber quais as providências podem ser tomadas pela pasta. A data da reunião ainda não foi confirmada. O senador teme pela vida dos brasileiros, mantidos em presídio superlotado, em convivência com outros presos, embora durmam em celas separadas.

Na opinião do senador, os torcedores “estão sendo objeto de barganha política” por parte do governo da Bolívia, em virtude de a Embaixada do Brasil naquele país ter concedido asilo político ao senador Roger Pinto Molina, crítico e opositor do governo do presidente Evo Morales.

A audiência com o ministro das Relações Exteriores foi convocada antes da visita de Ferraço à Bolívia e servirá para que os senadores da CRE conheçam os planos do Itamaraty para 2013. A sociedade poderá participar da audiência por meio do por portal E-cidadania, enviando perguntas ou sugestões de temas para debate.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: