Senado assina acordo com 11 órgãos públicos para impulsionar turismo em Brasília

Da Redação | 28/01/2013, 18h21

Com o objetivo de melhorar o atendimento ao turista e promover a visitação a órgãos públicos com sede na capital do país, foi assinado nesta segunda-feira (28) o protocolo de intenções do grupo de Visitação Institucional de Brasília (ViiBra).

O documento formaliza a cooperação entre órgãos federais e distritais que já existe desde maio de 2011.  A parceria visa à divulgação dos roteiros de visitação; capacitação de profissionais que atuam nas visitas; promoção da acessibilidade; preservação da infraestrutura e dos acervos dos prédios públicos; padronização da segurança nos pontos de visitação; e busca de soluções que melhorem a mobilidade dos turistas na cidade.

Das 16 instituições que compõem o ViiBra, 12 são signatárias do protocolo, das quais sete participaram da cerimônia de assinatura. Além do Senado, assinaram o documento a Câmara dos Deputados, o Superior Tribuna Militar (STM), a Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a Imprensa Nacional e a Secretaria de Turismo do DF. Também participam do acordo a Presidência da República, o Ministério das Relações Exteriores, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Correios.

O secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Rocha Neves, e o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Rogério Ventura Teixeira, destacaram a importância do turismo cívico e o interesse do cidadão em conhecer os órgãos públicos e aprender sobre o funcionamento do Estado.

Ao elogiar a iniciativa, originada na Câmara dos Deputados, a diretora-geral do Senado, Dóris Peixoto, destacou que a parceria, sem acarretar custos adicionais, contribui para atender a grande busca por informações da história do Legislativo.

- O cidadão brasileiro sentirá o respeito que Brasília tem por sua visita. – afirmou a diretora.

Os outros quatro órgãos que compõem o grupo ainda analisam os termos do protocolo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: