Jornalista lamenta ausência de presidente do COB em debate sobre mandato de dirigentes

Rodrigo Baptista | 28/11/2012, 12h15

A ausência do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, foi lamentada pelo jornalista esportivo José Cruz durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (28) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) destinada a debater propostas para limitar os mandatos de dirigentes de entidades esportivas. Por meio de ofício encaminhado ao colegiado, Nuzman alegou que não participaria do debate em função de compromissos da entidade no exterior. O COB também recusou enviar um representante, alegando que o assunto deve ser tratado pelo próprio presidente da instituição. Nuzman foi eleito em outubro para o quinto mandato consecutivo à frente do comitê.

- Não é saudável para o esporte brasileiro o Senado Federal promover um debate dessa importância e não ter um representante do COB. O presidente Nuzman é devedor desta comissão. Na última vez que aqui esteve, ausentou-se do debate, deixando um grande constrangimento - lembrou Cruz.

A reunião desta quarta tem como objetivo instruir o exame de dois projetos em tramitação no colegiado: o PLS 253/12, do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), e o PLS 328/10, do ex- senador Alfredo Cotait. Ambos buscam acabar com a prática de perpetuação de dirigentes esportivos no comando de federações e confederações.

Ao abrir a reunião, Cássio Cunha Lima, na presidência dos trabalhos, disse ser natural as propostas encontrarem resistência e que, por isso, é fundamental a mobilização de atletas e dirigentes favoráveis às mudanças.

Além do jornalista esportivo, participam do debate o deputado Romário (PSB-RJ), o presidente da Fundação Gol de Letra e ex-jogador de futebol, Raí; a presidente da organização não-governamental Atletas pela Cidadania e ex-jogadora de vôlei, Ana Moser, e a ex-jogadora de basquete, Hortência.

A audiência pública, que ocorre na sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa, foi requerida por Lídice da Mata (PSB-BA), relatora do PLS 253/2012, e Cristovam Buarque (PDT-DF), relator do PLS 328/2010.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: