Tomás Correia homenageia comitê da ONU em defesa da mulher

Da Redação | 17/10/2012, 18h05

O senador Tomás Correia (PMDB-RO) celebrou os 30 anos de existência, completados em julho, do Comitê para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher, um dos dez comitês de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

O senador lembrou que, desde o fim da 2ª Guerra Mundial, os direitos humanos ocupam o centro da agenda política internacional. Ele afirmou que a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, lei internacional dos direitos das mulheres aprovada pela ONU em 1979, que entrou em vigor em 1981, merece um destaque especial porque trata com a consideração devida “um grupo tradicionalmente vítima da discriminação”.

Tomás Correia afirmou que a aprovação da convenção mostra que foram muitas as vitórias conquistadas, mas ainda existem barreiras que não asseguram às mulheres todos os seus direitos.

- Não é possível fechar os olhos para o fato de que a violência contra a mulher continua, não é possível fechar os olhos para o fato de que existe ainda discriminação contra a mulher, não é possível, enfim, fechar os olhos para o fato de que o status da mulher varia de maneira brutal quando comparados diferentes países – disse.

O senador explicou que o Comitê para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher é formado por 23 especialistas independentes e contribui para assegurar que os estados nacionais que assinaram a convenção cumpram o acordo.

- Além disso, o comitê tem publicado recomendações gerais que visam esclarecer pontos da convenção – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: