Renan comemora desempenho do PMDB nas eleições municipais

Da Redação | 09/10/2012, 18h40

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (9), a conquista pelo PMDB da liderança no que diz respeito ao número de prefeitos e vereadores eleitos no pleito do último domingo. Ele informou que 1.036 municípios brasileiros serão administrados por prefeitos do PMDB, resultado que superou com folga o segundo colocado que conquistou 690 prefeituras.

Nas capitais, destacou Renan, seu partido contou com a confiança dos eleitores para eleger, em primeiro turno, dois prefeitos: Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, e Teresa Surita, em Boa Vista. Em Florianópolis, Campo Grande e Natal, além de outras 13 grandes cidades com mais de 200 mil eleitores, o PMDB deverá disputar o segundo turno das eleições.

- Diante de uma eleição que evidenciou uma surpreendente pulverização partidária, o PMDB pôde repetir o excelente desempenho que vem apresentando nos últimos pleitos e manter a liderança nas cidades brasileiras. Isso graças ao trabalho dos presidentes da legenda - disse Renan, agradecendo ao vice-presidente, deputado Michel Temer, e ao presidente do partido, senador Valdir Raupp pela "permanente reinvenção do PMDB".

Com relação à eleição de vereadores, Renan disse que o PMDB foi também o partido que conquistou o maior número de cadeiras nas câmaras municipais, conseguindo eleger 7.951 vereadores, o que representa 14% do total no país.

Segundo Renan, a maior vantagem do PMDB foi registrada na Região Sul, onde o partido elegeu 2.574 vereadores, e no Nordeste, onde foram eleitos 2.091.

Analisando o desempenho geral do partido em todo o país, Renan chamou atenção para o fato de o PMDB ter recebido 16,7 milhões de votos, o que representa mais de 12% do total de eleitores, perdendo neste quesito apenas para o PT, que obteve 17 milhões de votos.

-  Este número adquire uma importância significativa porque em muitas cidades, inclusive grandes centros, o PMDB preferiu não impor nomes e optou por coligações - assinalou, citando o caso de Belo Horizonte,  Recife e Fortaleza, entre outras.

Renan registrou ainda o crescimento no número de mulheres eleitas para o cargo de prefeitas no primeiro turno das eleições de 2012. Notícia melhor, contudo, em sua opinião, foi que desse total de novas prefeitas a maioria - 122 candidatas - são do PMDB.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: