Ana Rita registra participação em reunião do Foro de São Paulo na Venezuela

Da Redação | 11/07/2012, 20h40

Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (11), a senadora Ana Rita (PT-ES) relatou sua participação no 1º Encontro de Parlamentares do Foro de São Paulo, realizado entre os dias 4 e 6 de julho em Caracas, Venezuela. Ana Rita disse que a senadora Ângela Portela (PT-RR) também participou do encontro. Deputadas brasileiras e o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, também estiveram presentes ao evento.

Ana Rita explicou que o Foro de São Paulo foi instituído em 1990. A organização congrega mais de 100 partidos de esquerda de vários países, além de entidades civis, com o objetivo de debater os problemas sociais e buscar soluções. A senadora disse que o Foro tem a intenção de ampliar o diálogo entre os partidos de esquerda do mundo. Ela fez menção especial a partidos de esquerda do Chile, da Rússia e da África do Sul.

A senadora capixaba contou que falou na abertura do evento, como representante do parlamento brasileiro. Segundo Ana Rita, a posição da mulher na sociedade teve espaço de destaque no encontro. A senadora falou sobre as atividades da comissão parlamentar de inquérito (CPI) mista da Violência contra a Mulher e outras medidas que tratam da afirmação da mulher no Brasil.

- Apesar dos avanços, o Brasil está em 7º lugar em homicídios femininos no mundo – lamentou a senadora.

CPI da violência contra a mulher

Ana Rita registrou que a CPI da Violência contra a Mulher tem realizado diversas audiências públicas. A senadora é relatora da comissão, que é presidida pela deputada Jô Moraes (PCdoB-MG). Segundo Ana Rita, a comissão vai realizar uma audiência em Salvador (BA) na próxima sexta-feira (13).

Na visão da senadora, o resultado do trabalho da comissão tem mostrado que é preciso avançar muito no sentido de garantir que a legislação que protege as mulheres seja implementada em sua plenitude. Ana Rita acrescentou que está prevista uma série de atividades no Senado para comemorar os seis anos da Lei Maria da Penha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: