Wellington Dias quer fundo de investimento para o Nordeste

Da Redação | 16/03/2012, 11h35

O senador Wellington Dias (PT-PI), presidente da Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste do Senado, informou que apresentou ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, uma proposta de criação do Fundo de Investimentos de Participação (FIP) para a região.

Segundo o parlamentar, esse fundo será voltado especialmente para as regiões menos desenvolvidas do Nordeste e já nasce com o aval de fundos previdenciários, como o Previ (Banco do Brasil), Funcef (Caixa Econômica Federal), Petros (Petrobras) e Valia (Vale). A expectativa, de acordo com o senador, é de que o FIP possa arrecadar cerca de R$ 1,5 bilhões para investimentos.

- Pactuamos a criação de um fundo de investimento e participação no desenvolvimento do Nordeste. O Nordeste tem muito potencial, só precisamos de oportunidades. A criação desse fundo específico ajudará a desenvolver o PIB da região – disse o senador.

Segundo Wellington Dias, os presidentes do Banco do Nordeste, Jurandir Vieira; da Previ, Ricardo Flores; do Funcef, Carlos Borges; do Petros, Newton Cunha; e da Agência de Fomento do Piauí, Antônio Neto, também participaram da reunião com o presidente do BNDES.

No mesmo discurso, o senador comemorou o aumento dos investimentos do BNDES na região na última década. O banco, registrou ele, aplica hoje no Nordeste perto de 14% de seu volume total de investimentos.

- Fechamos 2011, pela primeira vez na história, com aproximadamente 14% [do total de investimentos do BNDES]. A primeira vez na história que o BNDES aplica no Nordeste o [correspondente ao] PIB da região – assinalou o senador, lembrando ainda que em 1999 esse percentual não chegava a 6%.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: