Fazenda e BC têm obrigação de proteger a moeda brasileira, diz Blairo Maggi

Da Redação | 13/03/2012, 20h30

Em discurso no Plenário, o senador Blairo Maggi (PR-MT) avaliou positivamente o desempenho do ministro da Fazenda, Guido Mantega, em reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na tarde desta terça-feira (13). Blairo Maggi também afirmou que o país precisa se proteger contra recursos especulativos estrangeiros, para que o real não se valorize ainda mais, tirando do país competitividade no mercado internacional.

- O Ministério da Fazenda tem, junto com o Banco Central, a obrigação de fazer a proteção da moeda brasileira, tem como obrigação de fazer a defesa da indústria nacional, do agronegócio nacional, da agricultura, da pecuária e dos serviços brasileiros. E como faz isso? Faz isso defendendo realmente a moeda brasileira, criando barreiras ou dificultando a entrada desses recursos que são recursos especulativos – argumentou.

Além de falar sobre a conjuntura econômica brasileira, disse o senador, Mantega também conseguiu responder a todos os questionamentos da oposição, inclusive os referentes a denúncias de irregularidades na Casa da Moeda.

- O ministro Guido Mantega se saiu muito bem ao responder todos os questionamentos da oposição sem mudar de rumo, sem procurar enrolar. Foi claro, simples, direto ao ponto, com respostas claras. Isso tirou do ambiente qualquer tipo de “nuvem negra” a respeito desse assunto – disse.

Para Blairo Maggi, a competição internacional está muito acirrada atualmente e grandes países acabam lançando mão de artifícios injustos. Por isso, acrescentou, os diversos setores nacionais precisam de mais atenção e proteção governamentais, principalmente a agropecuária e as indústrias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: