Sérgio Souza manifesta preocupação com situação dos 'brasiguaios'

Da Redação | 08/02/2012, 16h21


Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (8), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) defendeu a criação de uma comissão externa do Senado para ir ao Paraguai verificar a situação dos "brasiguaios", como são chamados os agricultores brasileiros que cultivam terras no país vizinho. Há um clima de tensão entre os "brasiguaios" e camponeses nativos por conta de disputa de terras.

O senador informou que um requerimento para a formação de uma comissão externa com esse objetivo será votado na reunião desta quinta-feira (9) da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Sérgio Souza pediu agilidade na formação da comissão, que tem por objetivo ir ao Paraguai defender os interesses dos "brasileiros e dos cidadãos paraguaios filhos de brasileiros".

O senador disse que o Itamarati recebeu um email do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, relatando a situação de conflito envolvendo brasileiros e paraguaios na disputa por terra no país vizinho. Na visão do senador, o fato de ser um ano de eleição no Paraguai pode tornar a situação mais crítica, já que a questão pode ser explorada politicamente.

Na visão de Sérgio Souza, a situação de agricultores brasileiros no Paraguai é tema de interesse nacional e não somente dos estados do sul. Os "brasiguaios" estão há mais de quatro décadas no Paraguai, cultivando terras concedidas pelo governo paraguaio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: