Sérgio Souza quer formar comissão externa para discutir situação dos brasiguaios

Da Redação | 06/02/2012, 17h55


O senador Sérgio Souza (PMDB-PR), em discurso nesta segunda-feira (6), anunciou a apresentação de requerimento à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) solicitando a formação de uma comissão externa para averiguar a situação dos "brasiguaios", brasileiros que vivem no Paraguai, principalmente aqueles que têm terras próximas à fronteira com o Brasil, e que atualmente estão sob ameaça de expulsão.

Sérgio Souza lembrou que, durante a revisão do Tratado de Itaipu, em 2011, houve negociação para incluir no pacote a garantia de proteção aos "brasiguaios", o direito de propriedade a quem adquiriu terras paraguaias, muitas vezes com o incentivo do próprio governo daquele país.

- Não podemos ficar tão somente nas conversas, no discurso. Se tem um compromisso do governo paraguaio de garantir os direitos dos brasileiros, dos "brasiguaios" que lá vivem, nós temos que exigir esse direito, não só à cidadania, mas também à propriedade - disse.

De acordo com o parlamentar, que conversou com o embaixador Eduardo Grandilone, responsável pelas relações entre os países da América Latina, grandes progressos já foram conquistados no sentido de dar garantia quanto à regularização fundiária e à cidadania aos brasileiros que adotaram o Paraguai como pátria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: