Programas especiais da Rádio Senado foram premiados em 2011

Da Redação | 10/01/2012, 14h10

Programas especiais veiculados em 2011 pela Rádio Senado resultaram em menções honrosas e foram indicados como finalistas em vários Prêmios. Um deles - Mazzaropi, o caipira mais amado do Brasil -, recebeu o terceiro lugar do Prêmio internacional José Hamilton Ribeiro de Jornalismo, na categoria Novas Mídias.

O especial é de Rodrigo Resende e apresenta momentos da vida de Mazzaropi e suas passagens pelo rádio, TV e cinema. O ator e cineasta - que morreu em 1981 aos 69 anos - fez 32 filmes e fundou sua própria empresa cinematográfica. O Prêmio José Hamilton é organizado pela Regional Rio Preto do Sindicato dos Jornalistas e Secretaria Municipal de Comunicação, com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP) e premia as melhores reportagens em língua portuguesa.

Outros cinco programas especiais da rádio Senado foram indicados a premiações. Concorreram como finalistas Lixo no lugar certo: um ano da Lei dos Resíduos Sólidos, de Paula Groba e Rodrigo Resende, no Prêmio Jornalista & Cia/HSBC de Imprensa e sustentabilidade, nas categorias Mídia Nacional e Mídia Regional; e na categoria rádio O almirante negro - 100 anos da Revolta da Chibata, de Maurício de Santi e Rodrigo Resende, no Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento; A intolerância Religiosa no Brasil, de Maurício Santi, Larissa Bortoni e Rodrigo Resende, no Prêmio Imprensa Embratel; e O novo Código de Processo Penal, de Nilo Bairros.

Também em 2011, a reportagem especial O povo cigano no Brasil, recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de anistia e Direitos Humanos, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. O especial foi produzido por Celso Cavalcanti, George Cardim, Larissa Bortoni, Maurício de Santi, Pedro Henrique Lima e Rodrigo Rezende.

Além das reportagens especiais indicadas a premiações, a Rádio Senado trabalhou na cobertura diária das atividades do Senado. Os programas diários e especiais podem ser ouvidos na página da Rádio Senado. A Rádio Senado transmite sua programação em FM para Brasília e regiões vizinhas na frequência de 91,7 MHz e também para Natal (106,9 MHz), Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz) e Rio Branco (100,9 MHz), e em Ondas Curtas, em 5.990 KHz, faixa de 49m.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: