Subcomissão conhecerá experiências internacionais de combate às drogas

Da Redação | 15/09/2011, 16h50

Senadores da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outros do Senado participarão de missão no exterior para conhecer experiências de combate às drogas. Serão visitados a Inglaterra, a Holanda, a Suécia e Portugal. A data sugerida para a viagem é de 29 de outubro a 7 de novembro.

- O objetivo é examinarmos quatro distintas experiências de países que já têm um plano em andamento, ou com redução ou com impedimento do crescimento no número de usuários de drogas e na dependência química no país - explicou o senador Wellington Dias (PT-PI), presidente da subcomissão, instalada no âmbito da comissão de assuntos Sociais (CAS).

Segundo o senador, a escolha dos países se deu porque a Suécia é uma experiência de sucesso, mas com sistema considerado rígido com relação ao usuário. No outro extremo, está a Holanda, que tem uma política mais liberal. Portugal e Inglaterra, segundo o senador, são experiências intermediárias, com diferenças em relação ao tratamento e à relação com o usuário.

Acompanhados por representantes do governo federal e por um consultor legislativo, os senadores devem visitar instituições com experiência no combate às drogas nas áreas de prevenção, informação, educação, tratamento médico e psicológico, recuperação, legislação reinserção e segurança pública.

- A idéia é de que o Brasil possa, ao final dos trabalhos da comissão, apresentar um texto guia, uma referência para uma conferência nacional - afirmou o presidente da subcomissão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: