Romero Jucá anuncia vencedor do leilão da linha de transmissão entre Manaus e Boa Vista

Da Redação | 02/09/2011, 14h01


O resultado da licitação da linha de transmissão de energia que ligará Manaus a Boa Vista foi anunciado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) na manhã desta sexta-feira (2), logo após a realização do leilão. O consórcio vencedor foi o Boa Vista, formado pela Eletronorte e pela Alupar Investimentos.

Jucá lembrou que, com essa linha de transmissão, o estado de Roraima será interligado ao resto do país, "pois a ligação de Tucuruí a Manaus, que já está em andamento, permitirá o acesso de Roraima ao sistema integrado nacional".

- Meu estado deixará de ser um sistema isolado. É uma luta que encampei há alguns anos - declarou.

Jucá frisou que atuou pessoalmente para que a Eletronorte participasse do leilão, em função da experiência da empresa no Norte do Brasil.

Autonomia

De acordo com o senador, a linha de transmissão entre Manaus e Boa Vista, cujas obras têm prazo previsto de até 36 meses, possibilitará o fim da dependência de seu estado em relação à energia proveniente da Venezuela. Ele disse que "a precariedade da geração de energia naquele país causa, ano a ano, problemas para Roraima".

Além disso, Jucá afirmou que a interligação com outros estados viabilizará a construção de quatro hidrelétricas no estado (Cotingo, Bem-Querer, Paredão 1 e Paredão 2), que poderão vender energia para o resto do país.

- Somente as obras da interligação devem gerar 3,2 mil empregos diretos - acrescentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: