Senadores esperam redução da taxa de juros

Da Redação | 30/08/2011, 14h04

Senadores presentes à audiência pública com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, manifestaram a expectativa de que o Conselho de Política Monetária (Copom), que está reunido nestas terça e quarta-feira em Brasília, reduza a taxa de juros.

Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que o governo pagou de juros da dívida federal R$ 119 bilhões nos primeiros seis meses do ano, em decorrência das taxas elevadas, e se declarou um dos brasileiros ansiosos com a reunião do Copom.

Francisco Dornelles (PP-RJ) corrigiu: segundo ele, o pagamento dos juros no primeiro semestre chegou a R$ 138 bilhões.

Erro

Lindbergh observou que, na crise de 2008, o governo errou na política monetária e citou uma reunião supostamente ocorrida entre o então presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e os economistas Delfim Netto e Luiz Gonzaga Belluzzo, em que se teria chegado a um consenso sobre a redução da taxa de juros. Mas, como observou o senador, a redução não foi colocada em prática na primeira reunião do Copom ocorrida após esse encontro.

Fernando Pimentel disse fazer suas as palavras de Lindbergh e declarou que evitaria maiores comentários sobre o assunto para preservar o governo de qualquer interpretação mal-intencionada.

Também o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) disse esperar a redução da taxa de juros e a ampliação dos investimentos na economia. Os senadores participaram de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: