Saída para fones de ouvido poderá ser obrigatória em aparelhos de rádio e TV

Da Redação | 31/08/2011, 14h16

Os fabricantes de equipamentos de rádio e televisão poderão ser obrigados a disponibilizar equipamentos com saída de áudio compatível com fones de ouvido, com ajuste independente de volume. Projeto de lei com esse objetivo foi aprovado nesta quarta-feira (31) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria ainda será examinada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), da qual receberá decisão terminativa .

A proposta (PLC 78/09), de autoria do deputado Arolde de Oliveira (DEM-RJ), exige que pelo menos 30% das unidades fabricadas tenham a saída de áudio. Na avaliação do autor, a medida visa beneficiar as pessoas com deficiência auditiva parcial.

Arolde de Oliveira lembra, em sua justificativa, que para tornar a programação da televisão acessível às pessoas com perda auditiva total ou quase total, já é obrigatório transmitir legendas ocultas ou traduções em linguagem de sinais em todos os programas.

- Nos casos de deficiência auditiva parcial, uma alternativa viável, de baixo custo e que traria ganhos significativos seria a fabricação de aparelhos de televisão com saída independente de áudio compatível com fones de ouvido, que permitisse assim uma melhor apreensão do som - justificou o deputado.

Ouvidoria

A CAS também aprovou nesta quarta-feira projeto de resolução (PRS 4/03) que institui uma ouvidoria com o objetivo de receber denúncias de preconceitos e discriminações. A proposta é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). O relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) pediu que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) seja ouvida sobre o assunto.

Iara Farias Borges e Valéria Castanho / Agência Senado

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: