CMA realizará evento para tratar da proteção de animais ameaçados de extinção

Da Redação | 30/08/2011, 14h17

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realizará, em 14 de outubro, o evento "Colóquio sobre a Proteção dos Animais Ameaçados de Extinção". Proposto pelo presidente do colegiado, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o requerimento com a sugestão foi aprovado na reunião desta terça-feira (30).

O evento será realizado em parceria com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Entre os expositores, estarão especialistas nacionais e internacionais, como o ministro do STJ Antonio Herman Benjamin.

Palestras vão abordar a mais recente lista de animais ameaçados, modelos jurídicos de proteção das espécies em perigo e a valorização ética, ecológica, social e econômica da biodiversidade. Ainda em pauta, estão os compromissos internacionais firmados pelo país.

Ibama no Amazonas

A CMA aprovou ainda a realização de audiência para tratar da situação dos escritórios regionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) no interior do estado do Amazonas, inclusive de notícias sobre o fechamento de unidades.

No pedido, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) sugere convite ao presidente do Ibama, Curt Trennepohl. Pede, ainda, a participação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado do Amazonas (SINDSEP).

Também foi aprovado requerimento de Rodrigo Rollemberg para audiência destinada a debater os benefícios ambientais decorrentes da utilização da "tecnologia de rochagem". Estudos indicam que a técnica de remineralização de solos contribui para a melhoria dos níveis de fertilidade. Serão convidados representantes do Ministério da Agricultura e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: