Alvaro ressalta compromisso da 'Folha' com a pluralidade e o apartidarismo
Da Redação | 14/03/2011, 14h24
Representando o PSDB em sessão destinada a homenagear os 90 anos da Folha de S. Paulo, o senador Álvaro Dias (PR) disse que o jornal "selou um compromisso atemporal com a pluralidade e o apartidarismo, sem jamais eximir-se de expressar seu ponto de vista".
Para o parlamentar, o jornalismo praticado pela Folha reflete a multiplicidade da sociedade brasileira, fruto da não adesão do jornal "a qualquer agremiação partidária, conglomerado econômico ou linha de pensamento".
- A tentação de alinhamento foi sempre repelida, prevalecendo sua autonomia e o exercício de um jornalismo livre - afirmou.
Alvaro destacou ainda o papel do jornal no movimento das Diretas Já.
- A partir do primeiro comício realizado em 12 de janeiro de 1984, na 'Boca Maldita' em Curitiba, a Folha literalmente alavancou as Diretas Já, disseminando a informação e granjeando reputação justificada pelo trabalho jornalístico oferecido à população.
O senador também elogiou a manutenção, pelo jornal, de um ombudsman - "um jornalista incumbido de fiscalizar e criticar a própria Folha" - e de um espaço diário para retificações, que para ele demonstra preocupação e respeito aos leitores
- O compromisso com a democracia é uma marca indelével do periódico que hoje homenageamos. Nada melhor sintetiza o nonagésimo aniversário de fundação da Folha de S. Paulo do que o mote: um jornal a serviço do Brasil - finalizou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: