Desertificação não é fenômeno restrito ao semiárido, alerta Mesquita Júnior

Da Redação | 19/08/2010, 16h03


Ao prestar contas de sua participação na 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, a Icid 18, que está sendo realizada nesta semana, em Fortaleza, o senador Geraldo Mesquita Júnior fez um alerta: o fenômeno da desertificação não é problema exclusivo das regiões semiáridas. Ele cobrou políticas públicas que contemplem medidas para conter o processo, a seu ver "avassalador".

- No próprio estado do Amazonas, onde havia fluxos d´água abundantes as pessoas hoje andam sobre terra escaldante. Precisamos abrir nossos olhos - disse.

A Icid 18 tem entre seus objetivos gerar informações para subsidiar governos na busca pela sustentabilidade econômica, ambiental e social de regiões semiáridas, especialmente no contexto do aquecimento global e das mudanças climáticas. Por requerimento do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) participa do evento, nesta edição, uma delegação do Parlamento do Mercosul, a qual o senador Mesquita Júnior integra.

Entre as sugestões que ofereceu nas chamadas Mesas de Diálogo Parlamentar, Mesquita Júnior citou da tribuna a proposta de incorporar ao processo educacional no Brasil e no mundo disciplinas que tratem da consciência ambiental.

- A sorte do mundo está lançada. Se a nossa geração não aprendeu, é imperioso que as novas gerações aprendam como devemos nos comportar em face da natureza - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: