Exposição no Senado mostra arte feita com miriti
Da Redação | 16/06/2010, 12h53
Mais de mil peças de artesanato confeccionadas com a palmeira miriti estão em exposição no Salão Branco do Congresso Nacional. A exposição "Miriti: Arte da Amazônia" é uma iniciativa do senador José Nery (PSOL-PA) e será aberta na tarde desta quarta-feira (16), podendo ser visitada até a próxima terça-feira (22).
A mostra conta com a participação de artesãos do município de Abaetetuba (PA), cidade que originou a arte que utiliza o muriti - material conhecido como isopor da Amazônia. A maior parte da exposição apresenta brinquedos feitos com a palmeira. Uma das atrações da exposição é uma casa feita de miriti coberta com palha que vai apresentar um pouco da vida do caboclo amazônico que vive nas regiões ribeirinhas do Pará. A mostra ainda apresenta as origens do miriti e o processo de transformação até o produto artístico final.
Uma das finalidades da exposição, disse o senador José Nery, ao propor a mostra, é indicar a possibilidade de produzir artesanato de qualidade, sem prejudicar o meio ambiente, pois as peças são feitas com parte da folhagem da palmeira, sem que a árvore seja prejudicada. Produzidas de forma sustentável, as peças têm conquistado reconhecimento internacional.
A arte do miriti também será ensinada a alunos das escolas públicas e privadas do Distrito Federal, por meio de oficinas demonstrativas. A mostra é realizada pelo Senado Federal com apoio da Associação de Artesãos de Miriti de Abaetetuba (Asamab), da Associação Arte em Miriti de Abaetetuba (Miritong), Governo do Pará e da Prefeitura Municipal de Abaetetuba.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: