Jefferson Praia pede recursos do Fundo Social para a Amazônia

Da Redação | 09/06/2010, 17h43

Durante a discussão do projeto de iniciativa do Executivo que cria o Fundo Social do Pré-Sal, o PLC 7/10, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) pediu ao relator da matéria, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que reveja a posição de rejeitar a emenda que destina recursos do fundo para a preservação e a conservação da Amazônia. Apresentada pelo próprio Jefferson Praia, a emenda determina que no mínimo 20% dos recursos do Fundo Social sejam aplicados em projetos destinados à redução da pobreza e preservação da Amazônia.

- Não podemos esquecer a Amazônia, já que pelo menos nós do Amazonas temos a grande responsabilidade de manter a floresta em pé. Não é justo manter a floresta em pé enquanto os homens, as mulheres e as crianças da região estão caídos. A tarefa de preservar e conservar a floresta não pode ser apenas dos homens e mulheres da Amazônia - afirmou Jefferson Praia.

O senador pelo Amazonas também falou sobre o conselho deliberativo que será criado com a missão de propor ao Executivo as prioridades na destinação dos recursos que serão resgatados para financiar programas de combate à pobreza, educação, saúde, cultura, ciência e tecnologia e mitigação e adaptação das mudanças climáticas. Praia pediu que o Congresso exerça forte fiscalização no trabalho do conselho.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) previu que, com caráter transparente e democrático, o conselho deliberativo que deverá ser criado sofrerá pressões de grupos organizados, como de professores universitários reivindicando dinheiro para pesquisa, entidades culturais pleiteando recursos para suas produções e até agremiações esportivas.

- Não haverá nenhuma criança ou representante da educação de base pedindo dinheiro. E os recursos serão diluídos e deixarão de ter efeito transformador. Queremos transformar essa riqueza em permanente ou gastá-la no presente? Se a opção é gastar no presente, esse projeto está bom. Se a intenção é transformá-la em permanente, tem que ser destinada à educação - opinou Cristovam Buarque.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: