Rosalba defende aprovação do reajuste das aposentadorias e do Ficha Limpa

Da Redação | 18/05/2010, 18h34

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) pediu nesta terça-feira (18) a aprovação do projeto de lei de conversão (PLV 02/10) que reajusta as aposentadorias e pensões da Previdência Social acima de um salário mínimo em 7,72% e acaba com o fator previdenciário . Ela também manifestou sua preocupação com a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar o projeto, "conforme boatos que vêm circulando pela Casa".

Logo após o seu discurso, o líder do Democratas, senador José Agripino (RN), informou que em reunião de líderes foi acordada a votação da proposta nesta quarta-feira (19), quando o relator da matéria, o líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR), apresentará seu relatório.

Ficha limpa

Rosalba Ciarlini também manifestou seu apoio à votação do projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura de pessoas que tenham sido condenados, por órgão colegiado da Justiça, por crimes graves como corrupção e tráfico de drogas, entre outros.

A senadora assinalou que embora represente um estado produtor de petróleo em terra, cuja capital, Natal, também é produtora do hidrocarboneto, é solidária aos prefeitos de todo o país, pois julga que os royalties devem ser distribuídos igualmente entre os entes federados.

Rosalba defendeu emenda de sua autoria, apresentada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), propondo que 60% dos recursos do Fundo Social a ser formado com recursos da exploração de petróleo do pré-sal seja destinado à educação, à cultura e à saúde, e 40% ao combate à pobreza, à ciência e tecnologia e à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Educação no Rio Grande do Norte

A parlamentar também manifestou sua preocupação situação da educação no Rio Grande Norte. Ela informou que o estado ficou 30 pontos abaixo da média nacional na Prova Brasil, avaliação que o governo federal tem feito das escolas do país. A senadora também denunciou a situação de escola estadual na cidade de Grossos, em que 102 alunos estão sem aulas e faltam professores tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.

Rosalba Ciarlini afirmou que a educação de qualidade é "o motor do desenvolvimento sustentável", e enfatizou a necessidade de capacitação de mão de obra nas diversas regiões do estado para que, com a implantação de novos empreendimentos, sejam aproveitados os moradores dessas regiões, de acordo com a vocação de cada local, num círculo virtuoso de geração de emprego e renda. A senadora lembrou que apresentou 11 propostas de criação de novas escolas de ensino técnico profissionalizante.

A parlamentar mencionou ainda o evento Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que ocorre nesta terça em Brasília, em que a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino obteve a primeira colocação, enquanto a de Mossoró, ficou com a quinta colocação, sendo representada pela vice-prefeita Ruth Ciarlini.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: