Aprovado incentivo ao uso de equipamentos que economizam água

Da Redação | 22/10/2009, 11h16

Matéria alterada em 23/10/09 às 15h00

Proposta que estabelece medidas para redução do consumo de água, por meio de educação ambiental e de fomento à pesquisa e uso de equipamentos sanitários apropriados à preservação desse recursos, foi aprovada nesta quinta-feira (22), em turno suplementar e em decisão terminativa, pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

Os senadores acolheram substitutivo do senador Gilberto Goellner (DEM-MT) ao PLS 504/07, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), prevendo medidas que levem à moderação do consumo de água. O texto altera lei que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico (Lei 11.445/07) incluindo inciso que determina o estímulo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de equipamentos e métodos economizadores dos recursos hídricos.

Também foram adicionados dois novos dispositivos entre os objetivos da Política Federal de Saneamento Básico. Um para incentivar a adoção de equipamentos sanitários que contribuam para a redução do consumo de água e outro para promover educação ambiental voltada para a economia de água pelos usuários.

Pré-sal

A CI transferiu para terça-feira (27), às 8:30h, audiência pública marcada anteriormente para segunda-feira (26), para discutir a instituição do fundo social com recursos do petróleo na camada pré-sal e sua aplicação em áreas de combate à pobreza, educação, cultura, ciência e tecnologia e sustentabilidade ambiental.

A audiência faz parte da programação da Agenda 2009-2015: Desafios Estratégicos Setoriais, conjunto de painéis realizados pela CI desde agosto. Os debates sobre a exploração do petróleo da camada do pré-sal começaram no início de outubro e seguem até a primeira semana de novembro.

No dia 5 de outubro foram debatidos os sistemas de partilha e de concessão para produção e exploração do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos em áreas do pré-sal e em outras áreas estratégicas. No dia 19, a comissão discutiu a criação da empresa pública para o setor, a Petrosal. O último painel, previsto para 5 de novembro, abordará a capitalização da Petrobras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: