Bossa Nova, Caminhoneiros e Vaqueiros Nordestinos ganham datas nacionais
Da Redação | 25/03/2009, 20h05
Os senadores aprovaram na tarde desta quarta-feira (25), em votação simbólica no Plenário, projetos de lei da Câmara que instituem o Dia do Vaqueiro Nordestino (PLC 69/08), o Dia Nacional da Bossa Nova (PLC 96/07) e o Dia Nacional do Caminhoneiro (PLC 34/08). As propostas seguem para sanção presidencial.
O Dia do Vaqueiro Nordestino será comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de julho, conforme o projeto do deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA).
O Dia Nacional da Bossa Nova será comemorado no dia de nascimento do maestro Antônio Carlos Jobim, 25 de janeiro. O projeto aprovado é de autoria do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ). Na justificação do projeto, Alencar recorda que o ano de 1958 passou a ser considerado o "marco inicial da bossa nova", devido à gravação, pelo cantor baiano João Gilberto, de um disco que incluía a canção Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Quatro anos mais tarde, lembra ainda o deputado, Jobim, Gilberto e diversos outros músicos brasileiros ligados à bossa nova lotaram o teatro Carnegie Hall, em Nova York, durante concerto que garantiu projeção internacional para a música brasileira.
Já o Dia Nacional do Caminhoneiro será festejado em 16 de setembro, segundo o projeto de autoria do deputado federal Celso Russomanno (PP-SP). A data já é comemorada de modo informal pelos profissionais da área.
Aeroporto Alberto Alcolumbre
Os senadores também aprovaram nesta quarta-feira (25), em votação simbólica, o PLC 28/06, que denomina "Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre" o aeroporto da capital do Amapá. O projeto é de autoria do deputado federal Davi Alcolumbre (DEM-AP), sobrinho de Alberto, empresário e comerciante do estado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: