Prêmio Bertha Lutz será entregue em sessão do Congresso em homenagem às mulheres

Da Redação | 11/02/2009, 20h18

O Congresso Nacional realizará sessão solene conjunta no dia 5 de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher - celebrado oficialmente em 8 de março. Durante a sessão haverá a entrega do Prêmio Bertha Lutz a cinco personalidades femininas que prestaram relevante serviço na garantia dos direitos femininos e em questões de gênero em 2008.

Serão agraciadas a embaixadora da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lily Marinho; a juíza maranhense Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro; a jornalista, atriz e poeta Elisa Lucinda Campos Gomes; a secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Cléa Anna Maria Carpi da Rocha; e a assistente social Neide Viana Castanha, que coordena o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual ContraCrianças e Adolescentes.

O conselho decidiu também homenagear in memoriam a ex-primeira dama e antropóloga, Ruth Cardoso, que morreu em 24 de junho de 2008. Dona Ruth - como era mais conhecida - criou o Conselho da Comunidade Solidária, programa que visava a alfabetização, capacitação e produção de artesanato solidário. Também publicou livros e trabalhos sobre imigração, movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho.

Instituído em 2001 pela Mesa do Senado, o Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz elege anualmente cinco mulheres que tenham se destacado em atividades de defesa dos direitos e valorização da mulher. Em 2008, foram 55 as indicações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: