Crianças de escolas inclusivas do Distrito Federal participam da 4ª Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência

Da Redação | 04/12/2008, 13h52

Cerca de 800 crianças assistiram nesta quinta-feira (4), no Salão Negro do Congresso, à peça de teatro Deixa eu pintar o meu nariz, apresentada pela Companhia Língua de Trapo. Durante o espetáculo, que faz parte da programação da 4ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, as crianças puderam subir no palco e brincar com os artistas da companhia.

O Centro Integrado de Ensino Especial (CIEE) foi uma das 12 escolas representadas por seus alunos no evento. A coordenadora do centro, Edma Gabeto, acredita que a realização de atividades como essa é muito importante para que toda a sociedade perceba que pessoas com deficiência existem e que é preciso fazer algo por elas.

- Os deficientes precisam ter um espaço deles, pois são cidadãos brasileiros como todo mundo. Eles amam passear, logo um evento como esse é muito importante. É uma oportunidade para eles poderem também sair e conhecer coisas e lugares novos, já que muitos não têm essa oportunidade de sair de casa - afirmou a coordenadora.

Animação

As crianças que participam do evento contam com a presença de Lilian Alencar no papel de mestre-de-cerimônias. Para ela, animar as atividades tem sido um trabalho grandioso, que lhe garante muito aprendizado.

- É a primeira vez que eu estou animando um evento como esse, para crianças com alguma deficiência. No começo eu tive uma preocupação enorme com o que falar, como brincar e o que fazer com elas. Mas eu decidi ser eu mesma, então eu vou dosando, buscando e experimentando novas situações. Acredito que as crianças estão aceitando e entrando na brincadeira. Elas querem sempre mais - disse Lilian Alencar.

Até esta sexta-feira (5), quando terminam as atividades da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, estão programadas a peça de teatro Mundo Azul, com a Turma da Mônica; o show de reggae com a Banda Zaktar; e momento de integração dos personagens da Turma da Mônica com crianças de escolas inclusivas do Distrito Federal, com sessão de autógrafos, distribuição de cartilhas e material de divulgação. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: