Presidente Lula afirma que o principal legado da Constituinte é a democracia
Da Redação | 05/11/2008, 15h33
Em discurso na sessão do Congresso em comemoração aos 20 anos da Constituição, nesta quarta-feira (5), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o principal resultado do trabalho da Assembléia Nacional Constituinte de 1988 é a garantia da democracia. Foi a democracia, acrescentou Lula, que permitiu a eleição de um metalúrgico como ele à Presidência do Brasil por duas vezes e de um negro, Barack Obama, à Presidência dos Estados Unidos.
- Não é pouca coisa eleger um negro para a Presidência dos Estados Unidos da America do Norte - disse Lula da Silva.
O presidente afirmou esperar um aperfeiçoamento das relações dos Estados Unidos com o Brasil e seus vizinhos do sul e o fim do bloqueio econômico contra Cuba.
- Espero também que se encontre uma saída para o conflito do Oriente Médio, espero um fim do bloqueio a Cuba. Não há justificativa para esse bloqueio - disse o presidente.
No discurso, Lula rememorou fatos que vivenciou como deputado constituinte, como quando foi convencido pelo deputado Alceni Guerra a votar a favor da licença-paternidade. Também lembrou que alguns setores do PT não queriam assinar o texto constitucional.
Rebatendo as críticas à Constituição, Lula disse que o texto reflete a sociedade que elegeu a Assembléia Nacional Constituinte.
- A Constituição não é perfeita porque o ser humano não é perfeito; os políticos não são perfeitos - disse o presidente.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: