CE aprova Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes
Da Redação | 05/08/2008, 12h59
A Comissão de Educação (CE) aprovou projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que institui o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes. Como a doença é mais freqüente entre as pessoas afro-descendentes, a data será celebrada em 27 de outubro, uma vez que, em 2006, esse dia foi escolhido por organizações do movimento negro como o primeiro Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. O "teste do pezinho" é importante para identificar a doença logo no início, para adoção de medidas de prevenção. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que nasçam no Brasil anualmente cerca de duas mil e quinhentas crianças portadoras de doença falciforme, 20% das quais morrem antes de completar cinco anos de idade.
De acordo com o relator da matéria, senador Mão Santa (PMDB-PI), que é médico, a expressão "doenças falciformes" é utilizada para designar um grupo de doenças hematológicas hereditárias que têm como característica comum a presença da hemoglobina S, em substituição à hemoglobina A, que é a forma normal desse componente dos glóbulos vermelhos ou hemácias. A hemoglobina, informa ainda o senador, é um componente das hemácias cuja função é fixar o oxigênio e transportá-lo dos pulmões para os demais órgãos e tecidos do organismo. A hemoglobina A é a forma mais eficiente para esse transporte.
Em determinadas condições, os portadores podem ter microinfartos por obstrução de pequenos vasos sangüíneos, o que pode levar a dores intensas e facilitar o aparecimento de infecções e de úlceras nas pernas de difícil cicatrização, além de agravar a anemia.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: