Pesquisa na Antártica indicará caminhos para o equilíbrio ambiental, diz Garibaldi

Da Redação | 07/05/2008, 11h27

"Espero que os cientistas possam nos dizer que atitudes devemos tomar para equilibrar a relação entre homem e natureza", afirmou nesta quarta-feira (7) o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, ao saudar os participantes do seminário O Continente Antártico e sua Influência nas Mudanças Climáticas Globais. O senador destacou a importância das pesquisas realizadas na Antártica para o conhecimento das transformações climáticas do planeta e para a busca de saídas para os problemas resultantes do aquecimento global.

- Ainda não sabemos quais serão todos os resultados das ações do ser humano sobre a natureza. No gelo está a história do clima do planeta e as pesquisas vão nos dizer quais são nossas opções - afirmou ele.

Promovido pelo Senado Federal e pela Marinha do Brasil, o seminário, realizado no auditório do Interlegis, integra as comemorações do 4º Ano Polar Internacional, que objetiva promover o intercâmbio entre pesquisadores dos diversos países que mantêm base de estudos na Antártica. Ao destacar a relevância do envolvimento do Congresso na discussão do tema, Garibaldi ressaltou que as conseqüências do aquecimento já são sentidas por todos os brasileiros.

- Secas e enchentes deixaram de ter a regionalização verificada no passado. Hoje, os invernos estão mais curtos e amenos e os verões mais prolongados. Mesmo os leigos no assunto já sentem as mudanças no clima, causadas, em sua maior parte, pela ação do homem - observou o senador.

Garibaldi manifestou seu apoio a um maior envolvimento do Brasil nas pesquisas sobre a Antártica e elogiou o trabalho que vem sendo feito pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES), como relator da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, e a dedicação do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Programa Antártico Brasileiro, ambos presentes à abertura do seminário.

- Iniciativas como essa engrandecem o Congresso e mostram o verdadeiro valor do trabalho parlamentar - frisou o presidente do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: