Exposição mostra atuação do Brasil na Antártica

Da Redação | 06/05/2008, 12h55

Está aberta para visitantes do Senado Federal a exposição O Brasil na Antártica, com registros da atuação de brasileiros no continente. A exposição, que faz parte da Semana Continente Antártico e sua Influência nas Mudanças Climáticas Globais, contém uma réplica da Estação Antártica Comandante Ferraz, estação científica brasileira que há 25 anos está instalada na península do continente. A mostra pode ser visitada até sexta-feira (9), no hall de entrada do Auditório Antonio Carlos Magalhães, que fica no Interlegis (Avenida N2, anexo E do Senado Federal).

Na exposição pode ser vista ainda a réplica de um dos refúgios brasileiros existentes na área, o Refúgio Emílio Goeldi (os refúgios são pequenas construções, para abrigar pesquisadores por um curto período, enquanto realizam seus estudos em regiões mais afastadas).

Nesta quarta-feira (7), a partir das 9h, haverá um seminário sobre o Continente Antártico e sua influência nas mudanças climáticas globais. Estão previstas palestras sobre o papel da Antártica nas mudanças climáticas globais, com enfoque nas conseqüências ambientais e econômicas para o Brasil; os recursos minerais e energéticos; e o caráter frágil e único do ambiente antártico. Os debates contarão com a participação de parlamentares, pesquisadores, representantes de organizações não-governamentais e autoridades públicas do setor.

Programação

Nesta terça-feira (6), às 18h30, haverá o lançamento dos livros Brasil na Antártica - 25 Anos de História, da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar, e O Brasil e o Meio Ambiente Antártico, do Ministério do Meio Ambiente. As publicações serão lançadas em solenidade na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho.

No dia 8, haverá uma sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao 4º Ano Polar Internacional - conjunto de ações científicas com interesse comum nos pólos Ártico e Antártico. A sessão está marcada para as 10h, no Plenário do Senado.

Faz parte da programação, ainda, a exibição do filme Happy Feet - O Pingüim, no mesmo auditório do Interlegis. As sessões estão abertas a alunos dos 5º e 6º anos das escolas públicas do Distrito Federal, às 15h desta terça-feira e da quinta-feira (8). Os interessados deverão confirmar presença pelo e-mail srpeventos@senado.gov.br ou pelos telefones (61) 3311-1992, 3311-3344 e 3311-1588.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: